top of page

Quais são os cachorros mais inteligentes do mundo?


Tempo de leitura: 4 minutos

Diversos fatores são considerados na hora de eleger os cachorros mais inteligentes do mundo. Afinal, alguns são mais espertos quando o assunto é cuidar de rebanhos, enquanto outros respondem a comandos cotidianos com mais facilidade.



Por exemplo, se você pratica esportes, saiba que existem peludos mais aptos a praticar atividades físicas que outros. Assim, pode-se dizer que esse é o “tipo de inteligência” desenvolvida pelas raças em questão, ao contrário do que acontece com outros peludos.

Existe um ranking que classifica os cães mais fáceis de treinar. Depois de consultar mais de 100 especialistas, o neuropsicólogo Stanley Coren definiu os cachorros mais inteligentes do mundo no livro A Inteligência dos Cães. Continue lendo o artigo para saber quais são as raças mais obedientes segundo o autor.

Cães de porte grande são mais inteligentes?

Antes de mais nada, é importante esclarecer algumas dúvidas comuns. É normal, por exemplo, as pessoas acharem que cães de grande porte são mais inteligentes que os pequenos.

No entanto, segundo Stanley Coren, a memória dos cães maiores costuma ser melhor. Por isso, pode ser mais fácil desenvolverem habilidades cognitivas. No entanto, não há comprovação científica que comprove que os grandões são cachorros mais inteligentes que os pequeninos.

O que torna um cachorro inteligente?

Como dito, apesar da lista do neuropsicólogo, existem diversos tipos de inteligência. O tipo analisado no livro de Coren foi a de trabalho e obediência. No entanto, outros fatores podem ser levados em consideração para classificar um cachorro inteligente.

Inclusive, alguns cães são mais dependentes social e emocionalmente. Portanto, aprendem com tranquilidade e são receptivos à vontade do tutor. Porém, esse tipo de pet tem pouca inteligência intuitiva. Um exemplo é um cão de caça, que embora não seja receptivo, tem sentidos superiores de visão e olfato.


Raças de cachorros mais inteligentes

Coren rotulou raças de cachorros inteligentes de acordo com a obediência aos comandos ouvidos cinco ou menos vezes, com uma taxa de sucesso de 95%. Seguindo a porcentagem de obediência, você confere os três primeiros animais do ranking de Coren abaixo.

Border Collie

Segundo Stanley Coren, o Border Collie é o cachorro mais inteligente do mundo. Isso significa que a maior parte dos indivíduos dessa raça podem aprender novos comandos em menos de cinco segundos e segui-los pelo menos 95% das vezes. Ou seja, é um peludo bastante obediente e propício para trabalho.






Poodle

Poodles ficam em segundo lugar no ranking de cachorros mais inteligentes do mundo devido à capacidade de trabalho, segundo a pesquisa de Coren. Aliás, a raça não é apenas inteligente, mas também ativa e orgulhosa, com o benefício adicional de ser hipoalergênica.

Pastor alemão

Pastores Alemães atuam alegremente como cães policiais, sendo usados como cachorros de assistência médica e cães de terapia também. Portanto, não é de se surpreender que a obediência consistente seja padrão na raça. Adestrar cachorros da raça pode ser uma tarefa relativamente simples e com bons resultados.

Além dos cães citados, outras raças completam o ranking (formado por algumas raças de pequeno porte). Assim, se estiver em dúvida do restante da lista, confira outros cachorros superinteligentes da pesquisa de Coren a seguir:

  • Golden Retriever;

  • Dobermann;

  • Pastor-de-Shetland;

  • Labrador;

  • Papillon ou Spaniel Anão Continental;

  • Rottweiler;

  • Boiadeiro-Australiano.

Bônus: cães SRD (sem raça definida).

Não podemos deixar de lado os cãezinhos sem raça definida (apesar de não estarem na lista por serem misturas de várias outras raças). Sem dúvida, os bichinhos são bastante espertos e têm muito a ensinar. Portanto, não devem ser menosprezados!

Inclusive, cães que vivem nas ruas passam por mais experiências, o que automaticamente eleva o nível de sabedoria dos peludos. Como sabemos, muitos cães abandonados não têm raça definida. Por isso, pode-se dizer que eles aprendem muita coisa sozinhos.

No entanto, a capacidade cognitiva varia de pet para pet. Assim, é importante passar bastante tempo com seu peludo para saber com quais atividades ele mais se identifica. Dessa forma, você explora os diferentes níveis de inteligência do pet para ter um cachorro adestrado em casa.




Esperamos que você tenha gostado de saber quais são os cachorros mais inteligentes do mundo. Lembre-se: com muito amor e carinho, quase todo peludo pode ser adestrado. Para mais dicas e curiosidades sobre os bichinhos, não deixe de continuar navegando pelos posts do blog da Petz!


Postado por PETZ, em Atualizado em Mar 16, 2022

Link - https://www.petz.com.br/blog/curiosidades/cachorros-mais-inteligentes/


bottom of page
google.com, pub-8601164987327663, DIRECT, f08c47fec0942fa0